Querido diário... #3
- Jessica Ramos
- 6 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
O que a autoestima é capaz de fazer com a gente, não é mesmo? Tanto quando está baixa, quanto quando está alta...
Uma autoestima alta renderia muita força? Sim. Me sentiria praticamente indestrutível, salvo pela minha maior criptonita: eu mesma. Eu teria um senhor ego, e uma senhora vontade de dizer pro mundo "me respeita, que eu sou eu!"...
Mas pra "compensar" toda essa euforia, existe a baixa autoestima. Essa também é muito poderosa, e o tanto que ela me derruba eu nem consigo explicar!
Por causa da baixa autoestima eu aceito qualquer coisa, e finjo que não me importo com isso, quando na verdade estou morrendo a cada minuto. Por causa dela, também, eu inverto as responsabilidades, dizendo que o que dá errado ao meu redor é culpa minha, e o que dá errado comigo é culpa do mundo... Onde já se viu isso? Eu simplesmente esqueço do meu valor, e coloco a minha vida num plano de esquecimento, vitimismo... Eu fujo de viver.
Então pensei aqui numa coisa que é óbvia, mas ao mesmo tempo muito complexa: a autoestima equilibrada, também conhecida como autoconhecimento. O autoconhecimento pode me levar a muitos bons lugares, com respeito a tudo o que vivi, minhas lições, meu aprendizado, minha história...
O autoconhecimento leva à autorresponsabilidade, que por sua vez me mostra que tudo o que sou hoje, seja bom ou ruim, é mérito meu. Eu sou responsável por mudar o mundo, mudando a mim mesma. Eu posso viver de forma plena, equilibrada, consciente, amorosa, feliz, completa... Basta que eu me reconheça, encontre as causas dos meus resultados insatisfatórios, e com isso consiga reverter o que não tem me agradado.
E se eu aprendesse a me respeitar, e ao mesmo tempo conseguisse perceber que não sou melhor nem pior do que as outras pessoas? E se eu pudesse ser o que eu quisesse, mas reconhecendo que outras pessoas também são importantes? E se eu me amasse mais, e pudesse ajudar outras pessoas a se amarem também?
Isso me parece bom e justo... Eu acredito que é possível, e que vale a pena tentar...
É isso. Eu vou lutar por isso! Todos os dias, no meu melhor tempo... Eu vou chegar lá.

Comments