top of page

5 dicas para ter um bom dia!

  • Foto do escritor: Jessica Ramos
    Jessica Ramos
  • 22 de fev. de 2018
  • 4 min de leitura

E aí, gente boa! Tudo bom?

No post de hoje trago pra você 5 dicas práticas para se ter um bom dia. Não que só existam essas 5, mas para início de conversa, essas são as maneiras mais simples de se conseguir um dia produtivo, interessante e valioso, acima de tudo. Eu diria até memorável, se é que me permite...

Sabemos o quanto os dias têm se tornado corridos, e o quanto os prazos e a ansiedade têm nos transformado, muitas vezes, em sobreviventes das situações, e não plenos viventes de nossas próprias vidas. Tendo em mente isto, resolvi reunir essas opções que descreverei abaixo, para nos ajudar a aproveitar mais os nossos dias, já que muitas vezes eles passam sem que nós sequer tenhamos lembranças do que fizemos ou comemos, por exemplo... Então sem mais delongas, vamos às dicas:

1- Respire fundo

Pode parecer que você está respirando perfeitamente, e que essa dica não vale de nada, mas atente bem ao que eu digo: uma respiração profunda e completa pode te ajudar muito a resolver algumas situações do seu dia. Quando você respira profunda e completamente (falo daquela inspiração que infla bem os pulmões, sabe?), o oxigênio passa por todos os lugares onde deveria, e pode te ajudar a enxergar a situação pendente com um pouco mais de clareza, visto que seu cérebro e todas as partes do seu corpo estão perfeitamente oxigenadas... A respiração profunda traz uma sensação de relaxamento que te auxilia a manter a calma em situações um pouco mais tensas... Experimenta só, depois me conta se não é uma beleza!

2- Dê atenção ao agora

Sabia que muitas vezes não prestamos atenção ao que fazemos, por estarmos vivendo num piloto automático eterno e constante? Isso atrapalha a vivência das nossas experiências, e consequentemente o nosso aprendizado diário. Comece, ainda que aos poucos, a dar atenção ao que você faz no momento em que está fazendo, e dedique-se a absorver todas as sensações possíveis que estão disponíveis no instante presente. Quantas vezes almoçamos mexendo nos celulares, ou assistindo TV, e não percebemos o gosto daquilo que ingerimos? Na sociedade moderna criou-se o hábito de acreditar que fazer mil coisas ao mesmo tempo é eficiência... Mas será que estas mil coisas são feitas de forma plena, aproveitando-se ao máximo os recursos disponíveis? Será? Pense nisso!

3- Para cada ponto negativo, pelo menos um positivo

É de conhecimento geral que o negativo só existe porque existe o positivo, certo? Se é assim, por que muitas vezes chegamos ao fim do dia somente falando sobre o que "não deu certo"? Será que nada de bom aconteceu mesmo? Precisamos ter em mente que não existe negativo sem positivo, e que as experiências sempre nos trazem lições. Todas elas! Então acabamos criando o hábito de tornar os pontos negativos mais marcantes? Se fizemos isso, podemos desfazer. Coloque seu foco nos pontos positivos, e nas lições aprendidas... Desta forma, você sempre terá um dia proveitoso, mesmo que nem tudo tenha acontecido como você planejou.

4- Diga palavras edificantes

É sério que você pensou que xingando o computador, ele funcionaria? Ou que dizendo ao seu filho(a)/irmão(a)/colega de trabalho (ou qualquer outra pessoa que conviva com você) que ele é incompetente, incapaz (ou qualquer outra palavra depreciativa) faria com que essa pessoa se tornasse uma pessoa melhor aos seus olhos? Como diria o "sábio": ERROU! Palavras depreciativas não transformam pessoas, lembre disso. E se ao invés de apenas criticar algo ou alguém, você passasse a validar comportamentos edificantes dessa pessoa, com palavras também edificantes de carinho e apreço? Você percebe a mudança muito rapidamente, sabia? É incrível! E isso também vale para a questão da autocrítica... Você pode (e deve) dizer palavras edificantes para você em frente ao espelho, ou mesmo vendo a sua imagem mentalmente. Isso vai mudar a sua vida, garanto! E se algo acontecer de forma não desejada, eu tenho uma boa pedida pra você: valide positivamente o que saiu da forma esperada, e para aquilo que não funcionou como planejado você sugere uma nova forma de como fazer... Sem julgamentos, sem críticas ou xingamentos... Apenas uma sugestão. Ofereça a sua ajuda, não o seu julgamento... Pra você e para o seu próximo.

5- Agradeça

Parece só papo de gente "good vibes de humanas", mas não é. Tá, tudo bem que eu sou uma good vibes de humanas assumida e certificada, mas eu conheço pessoas que não são, e isso funciona muito bem pra elas! Quando você agradece, está depositando a sua atenção em algo bom e positivo, além de valorizar aquilo que você tem naquele momento. Você está reconhecendo suas vitórias, suas oportunidades, suas batalhas, sua força... Está reconhecendo que chegou onde chegou porque mereceu! Fora a questão relacionada à lei da atração. Essa questão da lei da atração não interessa a todos, confesso, mas é visível no nosso cotidiano: o que você passa para o universo é o que você recebe de volta. É o equivalente ao "o que você planta é o que você colhe"... Aquilo a que você dá mais destaque, aquilo em que você deposita mais atenção, aquilo que você semeia, é o que você terá de retorno. Então por que não darmos atenção ao que conquistamos, a esse sentimento de vitória, agradecendo o que conseguimos? Quanto mais você agradece, mais motivos recebe para agradecer, fica a dica! Agradeça mesmo! Agradeça sempre!

Viu só como essas dicas são simples? E o melhor, custam zero reais para serem colocadas em prática! Muito bom, né?

Muito obrigada por ter lido até aqui! Eu espero que esse artigo tenha ajudado você de alguma maneira. Todas as dicas acima foram estudadas por mim, e atestadas através do empirismo (experiências práticas para obtenção de lições).

Desejo que você tenha novos dias, incríveis e felizes!

Paz e Luz!

Jessica

Comentarios


Segue lá!
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Lista de posts!

Quer receber os posts em primeira mão? Digite seu e-mail...

Charmosa Mistério

bottom of page