Como melhorar a vida nas redes sociais
- Jessica Ramos
- 23 de mar. de 2019
- 4 min de leitura
E aí, gente boa! Tudo bom?
Quem nunca passou um tempão olhando a vida dos outros mas redes sociais e sentindo algo estranho com isso?
Parece que a vida de todo mundo tá indo sempre bem, enquanto a da gente tá cheia de coisa pra resolver todo dia, né?
Não sinta culpa por pensar assim... A verdade é que a chance de você ver uma verdade estampada nas fotos ou vídeos de todas essas mídias é bem menor do que ver uma foto bem trabalhada, de uma pessoa que parece plena, num lugar que parece totalmente diferente do que é de verdade. A realidade parece pouco atrativa nesses meios.
É por isso que eu venho trazer umas dicas pra quem, assim como eu, acaba sentindo um pouco de pressão pra ter uma "vida perfeita", quando o que mais aparece é treta pra darmos conta! *risos*

Vou usar o Instagram como referência, mas essas dicas funcionam pra quaisquer redes sociais que você tenha por aí, até mesmo aqueles status do WhatsApp...
Então, sem mais demora, vamos às dicas!
1- Pare de acompanhar quem faz você se sentir mal

Parece meio óbvio, mas a verdade é que todos nós temos aquela voz sabotadora dentro de cabeça de vez em quando, que faz com que a gente acompanhe uns perfis como "inspiração", mas na verdade só estão deixando a gente mais triste...
Você pode SIM, inclusive deve, ter inspirações na internet (se essa for sua vontade), mas essas inspirações não podem, de forma nenhuma, te colocar pra baixo, porque passa de algo legal pra uma tortura diária...
Não é questão de inveja, é questão de observar o que te inspira e se afastar do que só te machuca.
2- Busque pessoas que se parecem, de alguma forma, com você

Acompanhar alguém com a vida diferente da nossa é legal, mas quando aquilo começa a fazer mal é hora de buscar enxergar o quanto pessoas que têm vivências parecidas com as nossas também podem acrescentar muito na nossa vida (pontos de vista diferente estão aí pra isso, não é mesmo?)
Se você quer buscar inspiração de roupa, encontre alguém que tenha um estilo parecido com o seu... O mesmo serve pra tantas outras categorias incríveis que a internet disponibiliza pra nós.
E não se preocupe: tem espaço pra todo mundo! Dá pra aprender, ver, aproveitar muuuuito nas interwebs! Fuja do mal-estar e se jogue nas inspirações reais!
3- Tenha contato com as pessoas que te acrescentam algo

É isso mesmo: se você vê que aquela pessoa é legal e te motiva, te ajuda, te faz perceber a vida de um jeito melhor, interaja!
Incentive pessoas que incentivam pessoas! É uma rede de apoio maravilhosa, e pode te fazer conhecer e ter amizade com pessoas incríveis!
Você também pode ser inspiração de alguém por aí, sabia? Não seria legal se viessem te dizer que gostam da sua autenticidade, do seu apoio, das suas palavras? Pois, da mesma forma, aquela pessoa que te incentiva (mesmo sem te conhecer muito bem ainda) também vai adorar saber que a verdade que ela mostra te ajuda de algum jeito... Empatia na internet também é muuuuito importante!
4- Não seja um hater (um odiador, em tradução livre)

É importante lembrar isso: se você não gosta de um determinado conteúdo, ou se esse conteúdo não te representa, não seja aquela pessoa que passa o dia espalhando ódio gratuito e palavras ruins...
Você não tem a obrigação de seguir alguém que não te representa, então se o que aparece pra você não faz sentido na sua realidade, deixe de ver. Deixe de acompanhar (ver dica 1).
É claro que não precisamos deixar passar situações de preconceito ou outras situações parecidas, como se aquilo fosse algo a ser ignorado... Mas existem muitas formas de expor um ponto de vista diferente, ou mesmo de tomar atitudes mais incisivas (como a denúncia de posts e perfis)... Não é necessário deixar passar tudo, mas também não precisa ser uma pessoa que passa os dias criticando de forma vazia e grosseira.
5- Perceba o que você gostaria de ver na internet, e se não encontrar por lá, crie este tipo de conteúdo

Confesso que foi isso que eu fiz...
Criei o Instagram do Charmosa Mistério, o blog, e logo depois o canal. Queria ser uma blogueira versátil, que fala sobre moda, cabelo, vida, cotidiano...
O meu conteúdo começou a se direcionar pra vida e cotidiano mesmo, e agora pouco falo sobre outros assuntos.
Embora algumas pessoas não acreditem, as coisas que escrevo por aqui, no Insta, em qualquer outra rede ou no meu livro (que sai ainda esse ano!) são experiências minhas reais e coisas que eu gostaria de partilhar com pessoas que sentem ou pensam parecido comigo.
Eu me vi criando um conteúdo que me fazia falta, mas que não gera muito engajamento. Moda, beleza, DIY (que inclusive amo!), entre outros assuntos semelhantes, são muito mais consumidos, e tá tudo bem. Existe lugar pra todo mundo, e não importa se você alcança 1 ou 100 mil pessoas: se você consegue alcançar alguém, ainda que seja você esse alguém, já valeu a pena compartilhar!
Nem tudo se resume a fama, status, visibilidade... Compartilhar na internet um conteúdo que te represente também pode ajudar muitas pessoas, que podem estar em frente a uma tela buscando muitos interesses iguais aos seus. Se você quer ver algo diferente na internet, seja esse algo. Muitas publicações com assuntos parecidos vão começar a ser relacionadas às suas, e assim você pode conhecer outras pessoas que podem formar uma boa rede de apoio e inspirações (acontece comigo e eu amo!)
Você não precisa criar um blog, um canal ou um perfil público e comercial pra isso... Basta partilhar com outros internautas aquilo que você acha que seria bacana ver! É um exercício bem legal, e eu recomendo!

Essas foram cinco dicas de como melhorar a vida no Instagram (e nas outras redes sociais)!
Espero que elas possam, de alguma forma, te ajudar a encontrar mais paz ao se conectar a essas mídias...
Lembrando que às vezes se afastar das redes é uma ótima pedida também! Equilíbrio é sempre importante, e deixar de viver a vida real pra estar sempre online pode fazer um mal danado, tá bom? Então tá bem!
(Imagens referentes a redes sociais retiradas do Google)
Fica na paz, e me segue no Instagram se você gosta do que eu compartilho!
Paz e Luz!
Um xêro!

Comments