A menina e a estrada
- Jessica Ramos
- 23 de fev. de 2019
- 4 min de leitura
Já te contei sobre a menina que caminhou tão perdida que andou anos em círculos? Não?! Então deixa eu te contar!

Era uma vez uma menina que vivia num lugar com um monte de gente ocupada...
Ela se sentia muito sozinha, porque enquanto as outras pessoas estavam sempre caminhando ocupadas, ela simplesmente não saía do lugar.
Um dia ela começou a olhar pra sua vida e pensar:
- Se eu tivesse feito diferente ontem, hoje eu teria chegado muito longe... Mas como hoje já tá acontecendo, amanhã eu vejo o que faço...
Quando o amanhã chegou, a menina se viu sentada, olhando pro nada, pensando nos lugares onde deveria estar e em tudo o que poderia fazer...
E assim todo dia passava, e sem entender nada, ela se pegava a dizer:
- Se eu tivesse começado ontem, hoje eu estaria muito mais longe... Agora é tarde. Amanhã eu vejo o que vou fazer...

E assim passaram-se os dias.
Enquanto todos ao seu redor caminhavam por longas jornadas na vida, a pequenos passos e tropeços atrapalhados a menina seguia. Olhava pra trás e nada via. Olhava pra frente e queria alcançar o horizonte. Caía, chorava, levantava e nada entendia.
Certa vez, caminhando pela estrada da vida, conheceu um velho sábio... Cabelos grisalhos, sorriso calmo, palavras antigas, simples, mas que tinha sempre muito a dizer.
Curiosa com aquela figura, e completamente perdida em seus passos sem aventura, sentou-se ao lado do velhinho, e imediatamente se pôs a dizer:
- O senhor sabe como eu faço pra amanhã estar em um bom lugar e ter um bom dia?

O velhinho, com um sorriso doce, virou-se pra ela com calma e apenas disse:
- Você sabe que dia é hoje?
A menina, surpresa e sem entender nada, respondeu rapidamente:
- Eu não tenho um calendário... Não sei informar.

O sábio, ao perceber que a menina andava perdida apenas disse:
- Então não posso ajudar...
A menina, muito chateada, levantou-se, e sem muito entender virou-se para o senhorzinho a dizer:
- De todo modo muito obrigada... Vou seguir minha jornada.
Caiu a noite, e o sol logo apareceu.
A menina acordou em mais um dia, e começou a caminhar na sua estrada.
Alguns passos à frente, pra sua surpresa, o velhinho lá estava.
- Oi, senhor! Tudo bem? Ontem fiz uma pergunta, e parece que o senhor não prestou muita atenção em mim... Quero repetir, pra ver se pode me ajudar. O senhor sabe como eu faço pra amanhã estar em um bom lugar e ter um bom dia?

Mais uma vez o velhinho, que segurava um cachimbo, olhando o seu rosto sorrindo, apressou-se em perguntar:
- Você sabe que dia é hoje?
A menina, que mais uma vez não sabia informar, disse ao velhinho que não sabia, e voltou ao seu lento caminhar.

Muito tempo se passou, e todos os dias esse encontro acontecia: caía a noite e raiava o dia, a menina o velho sábio via, ele a mesma pergunta fazia e ela nada tinha a falar.
Um belo dia, cansada e percebendo que andava em círculos por muito tempo, observando aquele senhor tranquilo, sentado em seu banquinho todos os dias, ela sentou-se ao lado dele, e começou a falar:
- Senhor, eu já tô cansada... Na verdade, eu tô exausta! Todos os dias eu te vejo, e todos os dias o senhor me faz a mesma pergunta, que eu nunca sei responder porque não tenho tempo pra encontrar essa resposta... Eu percebi agora que há muito tempo ando em círculos! Todos os dias eu passo por aqui, e o senhor tá no mesmo lugar... Por favor, me ajuda! Como eu faço pra acertar o meu caminhar?

O senhorzinho, que ficou muito feliz com a observação da menina, virou-se pra ela sorrindo, e disse:
- Você sabe que dia é hoje?
A menina então, sem forças pra se levantar, olhou para o sábio e finalmente disse:
- Eu não sei que dia é hoje... Mas eu gostaria de saber. O senhor pode me falar?
Nesse momento o velho sábio, que agora se virava totalmente pra menina, disse:
- Hoje é o dia de começar a se encontrar. Você tem andado em círculos por muito tempo... Sempre olhando pra trás, tropeçando em todas as pedras que você mesma arrastou de lá, ou de olho lá na frente, sem perceber que existe uma saída pra um lindo lugar na sua caminhada...

A menina, sem muito entender, olhou fixamente pro sábio e perguntou:
- Mas o que isso quer dizer?
O velho sábio, então, contente e satisfeito com a vontade de aprender e entender da menina, respondeu:
- Você vem do ontem, e de lá traz com você o que não conseguiu fazer... Essas são as pedras em que você tropeça na estrada da sua vida. Mas você não consegue perceber que não precisa desse caminho de tantas pedras, que tem uma saída bem melhor logo ali, porque está com os olhos fixos no horizonte, desejando que o amanhã seja melhor... E assim você tem andado em círculos por muito tempo, se cansando, se chateando, olhando o tanto que os outros estão longe no seu caminhar... Você sabe que dia é hoje? É o dia em que você vai prestar atenção por onde pisa, a paisagem ao seu redor, as possibilidades, os rostos que vê, os sorrisos que pode dar, e, principalmente, a saída que pode pegar pra ir tão longe quanto quiser. Você não é pior do que ninguém por não estar lá na frente, você só andou perdida, como muitas pessoas que eu vejo por aqui passar...
A menina então, agora entendendo que de tanto olhar pra trás e pro horizonte não enxergava o lugar por onde andava, passou a prestar atenção em tudo o que via, em outras pessoas que também andavam perdidas, no caminho com pedras novas, nos obstáculos que podia superar... E tomou um novo caminho, uma nova saída. Assim, mesmo que em alguns dias ainda esteja um pouco perdida, chama pelo velhinho sorridente e sábio, que, com seu cachimbo e seu sorriso, gentilmente pergunta: "Você sabe que dia é hoje?", fazendo com que se lembre do quanto o agora é importante pro seu caminhar.

Viva o agora!
O passado é só uma referência de onde viemos...
O futuro é só um lugar onde vamos chegar...
A sua caminhada é agora!
Por onde você tem passado?
Você sabe que dia é hoje?
Assista a um vídeo sobre isso clicando aqui!
Jessica Ramos
Kommentit